BLOG VETPLAN
3 erros que todos cometem ao ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Se seu cachorro ainda não aprendeu a fazer xixi e cocô no lugar certo, é muito provável que você esteja cometendo pelo menos um desses erros.

Erro 1 – não saber escolher o lugar certo

Os cães são animais higiênicos e não vão fazer xixi e cocô perto de onde dormem e comem. Sempre coloque o local do xixi o mais afastado possível da comida, da água e da caminha.

 

Erro 2 – deixar o cachorro solto pela casa quando filhote

Os filhotes não tem o controle da bexiga e não vão percorrer grandes distâncias para ir até o local correto. Além disso, um lugar muito grande oferece inúmeras atividades e distrações, o que facilita ainda mais o erro do xixi e do cocô. O confinamento é fundamental na primeira fase do adestramento. Não tenha pena do seu cachorro. Os cães se sentem seguros em espaços menores, ao contrário do que se pensa.

Reserve um local onde seu cachorro permanecerá 24 horas por dia. Pode ser a cozinha ou a área de serviço. Evite quintais e varandas, pois seu cachorro não deve ficar o tempo todo do lado de fora.

Neste local, coloque a caminha e o potinho de água em um canto. E o mais longe possível você coloca o tapetinho higiênico. O ideal é que no início você cubra tudo com tapete higiênico.

 

Erro 3 – dar bronca quando faz no lugar errado

Muitas pessoas brigam com o cachorro quando ele faz o xixi ou o cocô no lugar errado. Algumas pessoas chegam a esfregar o focinho do cachorro no xixi para ele “ver o que fez”. Isso não funciona.

Brigar com seu cachorro quando ele faz xixi vai fazer com que ele tenha medo de fazer xixi na sua frente, pois pra ele, fazer xixi é errado.

Então o cão espera você sair de casa pra fazer xixi e cocô por toda a casa. É comum recebermos e-mails dizendo “minha cachorra nunca faz xixi quando estou junto, mas quando volto pro trabalho, a casa está cheia de xixi por todos os lados”. Provavelmente isso aconteceu porque você brigou com ela em algum momento e ela aprendeu que era errado fazer as necessidades na sua frente.

 

Meu cachorro faz xixi no lugar errado, o que eu faço?


Primeiro, elimine causas médicas. Veja aqui as possíveis causas.

Segundo, retroceda e ensine do início como explicamos nesse artigo. Não tenha pena de manter seu cão preso nas primeiras semanas. Dê atenção e brinque com ele neste local. Se ele for adulto, um bom passeio de manhã e a noite vai descarregar bastante as energias dele.

 

 

 

Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções VETPLAN
CADASTRE-SE
Redes Sociais
Aplicativo Vetplan
© 2018 - Vetplan Plano de Saúde Animal. Todos os direitos reservados. Opção Comunicação