BLOG VETPLAN
Sinais que mostram que seu gato é muito arteiro

Entender o comportamento dos animais de estimação é muito importante para que o relacionamento entre eles e as pessoas da casa seja harmonioso. Não podemos esperar que eles se comportem como humanos, afinal de contas eles têm outros instintos e reações. Com essas informações em mente, é importante que saibamos separar o joio do trigo e entender exatamente o que são as atitudes normais dos gatos e quando ele está aprontando.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com 5 sinais que provam que o seu gato é arteiro demais. Continue lendo e entenda.

1. O seu sofá tem buracos por todos os lados

Quando o gato é arteiro demais, o primeiro móvel a sofrer é o sofá. Existem aqueles que começam a ter buracos na lateral, outros ficam com os assentos danificados. Há até aqueles que aparentam estarem perfeitos, mas quando são levantados para a limpeza é que os donos descobrem um buraco enorme na base. Esses geralmente são feitos pelos gatos que gostam de tocas. E não é raro encontrar objetos que estavam perdidos até então.

2. Lixo espalhado pela casa é sinal que seu gato é arteiro

Revirar lixo não é exclusividade dos cachorros com faro apurado. Os gatos arteiros também gostam bastante de mexer no lixo da casa e não se engane: eles não guardam os brinquedos depois que acabam. É comum que os donos voltem para casa depois do trabalho e encontrem tudo espalhado pela casa.

3. Seus objetos não param na estante

Quem tem gato em casa ou já passou alguns minutos assistindo vídeos de gatos na internet, sabe da preferência desses animais por não deixar os objetos parados nas prateleiras. Eles simplesmente empurram tudo lá de cima. E a mesma coisa acontece com os objetos em cima da mesa ou em qualquer lugar que eles alcancem. Esse é um forte sinal de que o gato é arteiro: você olha para o seu animal e ele simplesmente empurra seus pertences para o chão.

4. O banheiro é um parque de diversões para os gatos arteiros

Para os donos de gatos, uma preocupação é constante: deixar a porta do banheiro fechada. Isso porque na visão deles, esse é um cômodo recheado de diversões. Eles podem dormir dentro da pia geladinha, beber a água do vaso sanitário ou até mesmo tomar banho lá dentro. Há ainda aqueles que adoram desenrolar o papel higiênico e até carregá-lo pela casa toda.

5. As caças são presentes para os donos

Esse tópico pode ser um pouco controverso. Isso porque a caça está entre os instintos dos gatos. Eles procuram baratas, pequenos ratos e até passarinhos, matam e os levam para dentro de casa. É muito comum que eles levem as caças de presente para o dono. Enquanto na visão do animal esses são presentes para os donos, os humanos por sua vez ficam enojados e até decepcionados com a índole do gato.

Quando o gato é arteiro, muitos comportamentos podem assustar os donos. O segredo nessas situações é entender a motivação por trás de cada uma das atitudes. As caças podem ser sinal de afeto, os objetos derrubados podem ser para chamar a atenção do dono, o sofá destruído pode ser a falta de um brinquedo mais adequado, por exemplo. Para cada uma delas, existem formas de educá-los e mostrar alternativas para que a sua casa continue inteira e o gato feliz.

Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções VETPLAN
CADASTRE-SE
Redes Sociais
Aplicativo Vetplan
© 2017 - Vetplan Plano de Saúde Animal. Todos os direitos reservados. Opção Comunicação