BLOG VETPLAN
Melhores petiscos para cães
Os cães adoram receber agrados, e muitos deles não querem apenas receber carinho do seu tutor, e sim, os famosos petiscos. Os petiscos são utilizados em várias situações, podendo apenas ser um agrado rotineiro, como também utilizado como ferramenta de educação e adestramento dos cães. Ao contrário do que muitos criadores pensam, os petiscos podem trazer danos à saúde, principalmente quando ofertados a todo momento, visto que o animal pode adquirir obesidade, e consequentemente, desenvolver outros problemas sérios de saúde.

Além da obesidade, a utilização constante de petiscos, principalmente o industrial, tende a gerar acúmulo de tártaronos dentes dos pets. É importante que os tutores escovem sempre os dentes do cão, a fim de preservar a saúde bucal. Veja aqui como escovar os dentes do seu cachorro.

Muitos tutores imaginam que os petiscos são apenas aqueles vendidos em lojas especializadas, produzidos de forma industrial, porém existe um tipo mais saudável e saboroso para alguns cães que é o petisco natural. Não é difícil encontrarmos cães que adoram comer maçã, banana, mamão e etc. Isso pode facilmente ser substituído pelo petisco industrializado, como também, tornar a vida do seu cão mais saudável.

Banana: a banana é uma grande fonte de potássio, como também de outros nutrientes. Possui uma consistência que facilita a mastigação até mesmo de cães idosos, sendo um dos petiscos naturais mais consumidos.
Maçã: A maçã é excelente fonte de vitamina A. Por possuir uma consistência mais dura, normalmente é consumida por animais mais novos.

Mamão: rico em vitamina e sais minerais, o mamão é uma excelente opção de petisco. Sua consistência é excelente para animais idosos e filhotes.

Melancia: é uma fruta que contém bastante líquido, sendo muito utilizada para animais que moram em locais quentes. A melancia é rica em sais minerais e vitaminas, sendo uma ótima opção para cães que gostem do seu sabor.

Existem várias opções de frutas que os cães podem ingerir para substituir o petisco industrializado, porém existem algumas que são proibidas para o consumo canino, são elas: Uva, Abacate, Carambola (cães com problemas renais), Laranja (alta acidez) e etc. É importante enfatizar, que todo petisco deve ser utilizado de forma moderada, pois a finalidade não é alimentar o cão, e sim agradar.

Veja aqui os alimentos proibidos para cães.

É importante que o tutor procure controlar o peso do seu pet, e caso perceber um aumento de peso devido aos petiscos, deve suspender o mesmo. Existem alguns cães que não gostam de petiscos naturais, principalmente aqueles que não foram acostumados desde cedo, aceitando o consumo apenas de petisco industrializado. Antes da decisão do uso de petiscos tanto natural quanto industrializado, leve o seu cão para uma consulta de rotina ao médico veterinário de sua confiança. Animais com certas doenças crônicas, as quais muitas vezes nós não sabemos que nosso animal porta, não devem consumir todo tipo de fruta, sendo restrito o uso de algumas delas. Depois do aval do profissional, é indicado que, de preferência, se opte pelos petiscos naturais, em vez dos industrializados.

Petiscos para Adestramento


Se você quer adestrar seu cachorro com o uso de petiscos, fica complicado ter sempre frutas à disposição do cão, pois para reforçar comportamentos positivos precisamos ter o petisco no exato momento que precisamos.

Neste caso, recomendamos que você compre qualquer petisco industralizado de boa qualidade e pique em pedaços mínimos (do tamanho de um grão de arroz). A ideia é o cão saber que ele acertou, não enchê-lo de petiscos. Caso ele acerte algo muito difícil, você pode dar algo que chamamos de jackpot, que é uma quantidade maior de recompensa (no caso em vez de dar um pedacinho você pode dar três ou mais).


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções VETPLAN
CADASTRE-SE
Redes Sociais
Aplicativo Vetplan
© 2017 - Vetplan Plano de Saúde Animal. Todos os direitos reservados. Opção Comunicação